domingo, 20 de setembro de 2026


A MULTIDÃO É FEITA DE UNIDADES
- A Era do Espírito -

Responsabilidade individual, solidariedade e transformação coletiva à luz do pensamento sistêmico e da Doutrina Espírita

Nenhuma sociedade é uma realidade abstrata separada das pessoas que a compõem. Cada pensamento, escolha e atitude participa, em alguma medida, da construção do ambiente coletivo. Quando o indivíduo transforma sua própria maneira de viver, modifica também a parcela do mundo que está ao seu alcance.

Introdução

É comum ouvirmos que o mundo precisa mudar, que a sociedade está desorientada, que as instituições deveriam agir melhor e que os problemas coletivos exigem soluções urgentes.

Essas afirmações podem expressar preocupações legítimas. Afinal, existem desafios que ultrapassam a capacidade de ação de uma única pessoa: desigualdade, violência, desinformação, degradação ambiental, intolerância e fragilidade das relações sociais.

Entretanto, há uma pergunta que nem sempre acompanha essas constatações:

Qual é a participação de cada indivíduo na realidade que critica?

A sociedade não é uma entidade independente das pessoas. Ela é formada por indivíduos que pensam, sentem, escolhem, convivem, influenciam e são influenciados. As estruturas coletivas possuem organização própria, mas não deixam de ser constituídas pelas ações humanas.

Por isso, a frase “a multidão é feita de unidades” pode ser compreendida como uma imagem simples e expressiva da responsabilidade individual.

A multidão representa o conjunto: a família, a comunidade, a cidade, o país e, em sentido amplo, a humanidade. A unidade é cada pessoa que participa desse conjunto.

Quando uma unidade modifica sua maneira de agir, a composição do todo também se altera, ainda que de forma discreta. Uma atitude isolada talvez não transforme imediatamente uma sociedade inteira, mas contribui para o ambiente no qual outras atitudes se desenvolvem.

Essa ideia encontra correspondência tanto em determinados aspectos do pensamento sistêmico quanto nos princípios da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec, especialmente no que se refere à vida social, ao progresso, à solidariedade, ao livre-arbítrio e à responsabilidade moral.

Não se trata de afirmar que todos os problemas coletivos podem ser resolvidos exclusivamente por mudanças individuais. Instituições, políticas públicas, condições econômicas e estruturas sociais também precisam ser examinadas e transformadas.

A questão é outra: nenhuma transformação coletiva se sustenta indefinidamente sem a participação consciente das pessoas que a compõem.

PARTE I — A UNIDADE INDIVIDUAL E A CONSTRUÇÃO DO TODO

1. A multidão é feita de unidades

Uma multidão pode parecer, à primeira vista, um bloco único. Quando observamos uma manifestação, uma comunidade, um grupo social ou uma população inteira, percebemos uma realidade coletiva com características próprias.

Mas esse conjunto é formado por pessoas.

Cada indivíduo traz consigo:

  • pensamentos e convicções;
  • hábitos e tendências;
  • conhecimentos e limitações;
  • sentimentos e interesses;
  • responsabilidades e possibilidades de ação.

A sociedade resulta da interação dessas unidades.

Isso não significa que todos pensem da mesma maneira ou que a coletividade seja apenas uma soma aritmética simples. As relações entre as pessoas produzem efeitos novos: cooperação, conflitos, confiança, desconfiança, solidariedade, violência, educação e influência recíproca.

Ainda assim, a imagem da soma permanece útil.

Se muitas pessoas alimentam a desonestidade, a indiferença e a intolerância, essas atitudes tendem a contaminar o ambiente social. Se muitas cultivam responsabilidade, respeito e disposição para colaborar, o ambiente coletivo pode adquirir outras características.

A mudança individual não é tudo, mas é parte indispensável do processo.

Por isso, não parece coerente esperar que a sociedade se torne justa enquanto cada pessoa considera legítimo agir de maneira injusta quando acredita que ninguém está observando.

Nem é razoável desejar uma comunidade solidária quando permanecemos indiferentes ao sofrimento que ocorre ao nosso redor, dentro dos limites de nossas possibilidades de auxílio.

A coletividade começa nas relações concretas.

2. A matemática do todo se modifica quando a unidade muda

Na matemática elementar, uma soma é alterada quando um de seus elementos muda:

1+1+1=3

Se uma das parcelas for modificada:

1+1+2=4

O resultado será diferente.

Essa comparação não deve ser entendida como uma descrição científica completa da sociedade, pois os fenômenos humanos são muito mais complexos do que uma operação aritmética. Entretanto, ela ajuda a visualizar uma ideia essencial: a qualidade do conjunto depende, em parte, da qualidade das relações e dos elementos que o formam.

Quando uma pessoa passa a agir com mais honestidade, equilíbrio, respeito e responsabilidade, altera as relações sob sua influência.

Isso pode acontecer em situações simples:

  • alguém deixa de espalhar uma informação que não verificou;
  • um profissional decide não participar de uma fraude;
  • um pai ou uma mãe substitui a violência pelo diálogo;
  • uma pessoa interrompe uma prática discriminatória;
  • um cidadão respeita o espaço público mesmo quando não há fiscalização;
  • alguém oferece auxílio sem esperar recompensa;
  • uma pessoa reconhece um erro e procura repará-lo.

Nenhuma dessas atitudes resolve, isoladamente, todos os problemas da humanidade. Mas cada uma modifica alguma parcela da realidade.

Além disso, atitudes possuem efeito de exemplo. O comportamento de uma pessoa pode influenciar familiares, colegas, amigos e desconhecidos. Uma postura responsável pode estimular outra; uma atitude agressiva também pode desencadear novas agressões.

O indivíduo, portanto, não é uma unidade isolada. É um centro de influência.

3. O contato social como instrumento de progresso

Em O Livro dos Espíritos, a Lei de Sociedade demonstra que a vida coletiva não é um acidente dispensável, mas uma necessidade do desenvolvimento humano.

Na questão 768, os Espíritos explicam que o ser humano precisa da vida social porque, isoladamente, não dispõe de todas as faculdades necessárias ao seu aperfeiçoamento. A união com os semelhantes permite a complementação recíproca e o desenvolvimento de capacidades que dificilmente se manifestariam no isolamento.

Essa orientação modifica a maneira de compreender a sociedade.

Viver em grupo não significa apenas suportar a presença dos outros ou utilizar a coletividade para satisfazer interesses particulares. A vida social constitui uma oportunidade de aprendizado.

É no contato com os semelhantes que desenvolvemos:

  • paciência;
  • tolerância;
  • capacidade de ouvir;
  • cooperação;
  • responsabilidade;
  • compreensão das diferenças;
  • disposição para servir;
  • senso de justiça.

A convivência também revela nossas imperfeições.

É fácil imaginar-se paciente quando ninguém contraria nossas opiniões. É mais difícil exercer a paciência diante de uma divergência. É simples afirmar que somos tolerantes quando convivemos apenas com pessoas semelhantes. A verdadeira tolerância começa quando encontramos pensamentos, costumes e comportamentos diferentes dos nossos.

A sociedade, nesse sentido, funciona como ambiente de educação mútua.

A unidade contribui para o progresso do conjunto, mas também recebe do conjunto estímulos para o próprio progresso.

4. Os mais adiantados auxiliam o progresso dos outros

A questão 779 de O Livro dos Espíritos apresenta uma ideia igualmente importante: o ser humano se desenvolve por si mesmo, mas os mais adiantados auxiliam o progresso dos outros por meio do contato social.

Essa afirmação impede duas interpretações equivocadas.

A primeira seria imaginar que cada pessoa evolui completamente sozinha, sem receber influência ou auxílio de ninguém.

A segunda seria esperar que apenas indivíduos considerados superiores sejam responsáveis pelo progresso coletivo.

Na realidade, todos podem ensinar e aprender, em diferentes circunstâncias.

Uma pessoa pode possuir maior conhecimento técnico, mas precisar aprender humildade com alguém de pouca instrução formal. Outra pode ter experiência profissional, mas receber uma lição de solidariedade de uma criança. Alguém pode dominar conceitos filosóficos e, ainda assim, precisar aprender a ouvir.

O progresso social ocorre quando os conhecimentos, experiências e valores circulam de maneira construtiva.

Por isso, uma pessoa que melhora moralmente não beneficia apenas a si mesma. Pode tornar-se referência positiva para outras.

Da mesma forma, aquele que utiliza seu conhecimento para humilhar, manipular ou explorar contribui para o atraso do ambiente em que vive.

O desenvolvimento individual possui, portanto, uma dimensão social inevitável.

5. Os povos como individualidades coletivas

Na questão 788, O Livro dos Espíritos apresenta os povos como individualidades coletivas.

Essa expressão é particularmente significativa.

Ela indica que os povos possuem características, experiências e trajetórias próprias, mas também estão submetidos à lei do progresso. Assim como o indivíduo passa por fases de aprendizado, a coletividade atravessa períodos de desenvolvimento, crises, transformações e reorganizações.

Uma sociedade não muda apenas porque altera suas leis ou substitui seus governantes. Essas mudanças podem ser necessárias e importantes, mas sua permanência depende também dos valores praticados no cotidiano.

Leis podem determinar comportamentos externos. A educação moral ajuda a transformar convicções internas.

Uma sociedade pode criar normas contra a corrupção, mas continuará vulnerável enquanto a desonestidade for considerada aceitável quando favorece interesses particulares.

Pode estabelecer leis de proteção e igualdade, mas precisará também combater preconceitos presentes nas relações diárias.

Pode defender a liberdade de expressão, mas dependerá da responsabilidade de cada pessoa para que a liberdade não seja utilizada como justificativa para caluniar, ameaçar ou desinformar.

A transformação coletiva exige instituições adequadas e indivíduos dispostos a sustentar, na prática, os valores que essas instituições deveriam representar.

6. A atualidade do problema: desconfiança, desinformação e fragmentação

Os desafios contemporâneos mostram como o comportamento das unidades pode fortalecer ou enfraquecer o conjunto.

O World Social Report 2025, publicado pelas Nações Unidas, identificou o enfraquecimento da confiança social e institucional como um dos fatores que dificultam a ação coletiva. O relatório destaca que a desinformação e a polarização prejudicam o diálogo público, a cooperação e a participação cívica.

No Brasil, pesquisa do DataSenado divulgada em 2024 apontou que 93% da população utilizava alguma rede social, incluindo aplicativos de mensagens. Entre os usuários, 72% afirmaram ter acessado notícias que suspeitavam ser falsas nos seis meses anteriores à pesquisa.

Notícias falsas e Democracia

Esses dados não significam que todas as pessoas compartilhem informações falsas deliberadamente. Mas demonstram a dimensão do ambiente informacional em que cada indivíduo realiza suas escolhas.

Antes de encaminhar uma mensagem, comentar uma acusação ou compartilhar um vídeo, a pessoa pode contribuir para:

  • esclarecer ou confundir;
  • aproximar ou dividir;
  • informar ou manipular;
  • promover diálogo ou estimular hostilidade.

A tecnologia amplia o alcance das unidades. Uma atitude que antes ficaria restrita a um pequeno círculo pode alcançar centenas ou milhares de pessoas em poucos minutos.

Por isso, a responsabilidade individual tornou-se ainda mais relevante.

A desinformação não se espalha apenas porque alguém a produz. Ela também alcança grandes grupos porque pessoas a recebem, acreditam, reproduzem e legitimam sem verificar.

O ambiente digital mostra, de maneira concreta, como a “matemática do todo” pode ser alterada pelas escolhas de cada unidade.

PARTE II — RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL, SOLIDARIEDADE E CIDADANIA

7. O egoísmo como obstáculo ao progresso coletivo

A questão 913 de O Livro dos Espíritos identifica o egoísmo como a raiz de muitas imperfeições humanas.

O egoísmo não se manifesta apenas em grandes atos de exploração. Pode aparecer em pequenas atitudes cotidianas:

  • considerar sempre o próprio interesse como prioridade;
  • exigir direitos sem reconhecer deveres;
  • desejar respeito sem respeitar;
  • cobrar honestidade dos outros e justificar a própria desonestidade;
  • esperar que todos colaborem, permanecendo pessoalmente inativo;
  • utilizar problemas coletivos apenas quando podem trazer vantagens particulares.

Esse comportamento enfraquece a vida social porque transforma a convivência em disputa permanente.

O indivíduo egoísta tende a perguntar:

“O que eu ganho com isso?”

A solidariedade acrescenta outra pergunta:

“O que minha atitude produz nos outros?”

Essa segunda pergunta não exige abandonar necessidades legítimas nem aceitar injustiças passivamente. Significa reconhecer que o bem-estar individual não pode ser construído de maneira duradoura sobre o prejuízo sistemático dos semelhantes.

A vida social exige equilíbrio entre direitos e deveres, liberdade e responsabilidade, interesses pessoais e bem comum.

O combate ao egoísmo começa quando a pessoa deixa de considerar sua própria conveniência como medida absoluta de todas as coisas.

8. A preguiça moral

Podemos chamar de preguiça moral a postura daquele que reconhece determinado problema, percebe que poderia contribuir para melhorá-lo, mas prefere permanecer acomodado.

Ela pode assumir diferentes formas:

“O mundo sempre foi assim.”

“Minha atitude não fará diferença.”

“Se ninguém faz, não serei eu a fazer.”

“Não quero me envolver.”

“O problema é das autoridades.”

“Desde que não prejudique diretamente a mim, não é responsabilidade minha.”

Às vezes, essas frases expressam prudência diante de situações complexas. Ninguém possui condições de resolver todos os problemas, nem deve agir sem conhecimento ou responsabilidade.

Mas, em outras circunstâncias, elas servem apenas para encobrir a falta de disposição para fazer o bem dentro das próprias possibilidades.

A questão 642 de O Livro dos Espíritos oferece uma orientação objetiva:

“Cumpre-lhe fazer o bem no limite de suas forças, porquanto responderá por todo mal que haja resultado de não haver praticado o bem.”

O ensinamento não exige que uma pessoa realize tudo, nem que assuma responsabilidades superiores à sua capacidade. A expressão “no limite de suas forças” é fundamental.

Ela considera:

  • os recursos disponíveis;
  • o conhecimento necessário;
  • a segurança dos envolvidos;
  • as responsabilidades já assumidas;
  • a real possibilidade de auxílio.

O que a questão combate é a ideia de que a omissão seja sempre moralmente neutra.

Quando alguém poderia agir de maneira útil e conscientemente escolhe não fazê-lo por comodismo, indiferença ou egoísmo, sua decisão pode produzir consequências.

A verdadeira cidadania começa quando a pessoa reconhece que não precisa controlar o mundo inteiro, mas pode responder pelo bem que está ao seu alcance realizar.

9. Fazer o bem não significa agir de maneira imprudente

É importante evitar uma interpretação exagerada da responsabilidade moral.

Fazer o bem não significa intervir em todas as situações, assumir riscos desnecessários ou acreditar que qualquer iniciativa pessoal será positiva.

Há momentos em que a melhor atitude é:

  • buscar ajuda especializada;
  • comunicar o fato às autoridades competentes;
  • ouvir antes de agir;
  • proteger uma pessoa vulnerável;
  • evitar confronto que possa agravar o problema;
  • compartilhar informação confiável;
  • oferecer apoio emocional;
  • reconhecer os próprios limites.

A caridade não se confunde com impulsividade.

A Doutrina Espírita valoriza a intenção, mas também a razão e o discernimento. Uma ação aparentemente generosa pode produzir consequências negativas quando realizada sem prudência.

Por isso, a responsabilidade individual deve caminhar ao lado do conhecimento.

Não basta desejar fazer o bem. É necessário procurar compreender como fazê-lo de maneira efetiva e segura.

A unidade consciente não pergunta apenas:

“Posso fazer alguma coisa?”

Pergunta também:

“Qual é a atitude mais útil, responsável e compatível com minhas possibilidades?”

10. A comunhão de pensamentos e a influência do ambiente

A Revista Espírita de dezembro de 1864, ao tratar da comunhão de pensamentos, oferece elementos para refletir sobre a influência das disposições mentais na formação dos ambientes coletivos.

Dentro da concepção espírita, o pensamento não é considerado uma atividade sem consequência. Ele participa da vida moral do indivíduo e pode influenciar as relações e o ambiente espiritual, especialmente quando pensamentos e sentimentos semelhantes se associam.

Uma reunião orientada para o bem, para a fraternidade e para o auxílio pode favorecer uma atmosfera de confiança e elevação. Ao contrário, ambientes alimentados por ódio, maledicência, hostilidade e egoísmo tendem a reforçar essas mesmas disposições.

Isso não deve ser interpretado de maneira supersticiosa, como se todo pensamento negativo produzisse automaticamente um acontecimento externo específico. A questão é compreender que pensamentos influenciam atitudes, atitudes influenciam relações e relações ajudam a formar ambientes.

A higiene mental, portanto, possui dimensão social.

Uma pessoa que alimenta continuamente a agressividade pode levar esse estado para sua família, seu trabalho e suas redes de relacionamento. Da mesma forma, alguém que cultiva serenidade e disposição para cooperar pode contribuir para reduzir conflitos.

A transformação coletiva também passa pela qualidade dos pensamentos que cada unidade decide cultivar e compartilhar.

11. Solidariedade não é apenas sentimento: é responsabilidade recíproca

A solidariedade costuma ser compreendida como compaixão diante do sofrimento. Essa dimensão é importante, mas pode ser ampliada.

Ser solidário é reconhecer que a vida humana envolve interdependência.

Ninguém produz sozinho tudo aquilo de que necessita. Dependemos, direta ou indiretamente, do trabalho, do conhecimento, do cuidado e da cooperação de inúmeras pessoas.

A alimentação, a saúde, a educação, o transporte, a segurança, a produção de conhecimento e a manutenção das cidades dependem de redes de colaboração.

A questão 768 de O Livro dos Espíritos mostra que a união social permite a complementação das faculdades humanas. A solidariedade, portanto, não é apenas uma virtude decorativa: está relacionada à própria condição de desenvolvimento.

A pessoa solidária não precisa resolver todos os sofrimentos que encontra. Mas procura não agravar desnecessariamente a situação dos outros e, quando possível, oferece contribuição útil.

Essa contribuição pode assumir diversas formas:

  • trabalho honesto;
  • respeito às diferenças;
  • cuidado com idosos e crianças;
  • auxílio a pessoas em vulnerabilidade;
  • participação comunitária;
  • defesa responsável de direitos;
  • colaboração em projetos sociais;
  • orientação baseada em conhecimento confiável;
  • escuta de quem enfrenta sofrimento.

A solidariedade também exige reciprocidade. Não significa esperar que apenas alguns sirvam enquanto outros se limitam a receber.

Uma sociedade equilibrada se fortalece quando cada pessoa procura contribuir de acordo com suas capacidades.

12. A omissão e a responsabilidade pelo mal resultante

A questão 642 não afirma que toda pessoa seja responsável por todos os males que acontecem no mundo. Sua orientação é mais precisa: o ser humano deve fazer o bem dentro de suas forças e responde pelo mal que resultar de não ter praticado o bem que poderia realizar.

Essa distinção é essencial.

Não somos responsáveis por aquilo que está completamente fora de nosso alcance. Também não podemos ser culpados por não impedir acontecimentos que desconhecíamos ou para os quais não possuíamos meios de intervenção.

Entretanto, quando alguém tem conhecimento de uma situação, dispõe de condições razoáveis para auxiliar e deliberadamente se omite por indiferença, a neutralidade pode deixar de ser neutra.

Exemplos cotidianos ajudam a compreender:

  • testemunhar uma humilhação e incentivar a agressão;
  • perceber uma pessoa em perigo e, podendo buscar ajuda com segurança, nada fazer por comodismo;
  • divulgar uma acusação sem verificar sua veracidade;
  • saber que uma informação é falsa e compartilhá-la mesmo assim;
  • deixar de cumprir uma obrigação profissional cuja negligência prejudicará outras pessoas;
  • recusar auxílio possível apenas porque o sofrimento alheio não produz vantagem pessoal.

A responsabilidade depende das circunstâncias, do conhecimento e das possibilidades reais de ação.

Por isso, a consciência moral precisa ser educada. Sem reflexão, podemos confundir prudência com covardia, neutralidade com indiferença e liberdade com ausência de deveres.

13. A Revista Espírita e os fenômenos coletivos

A Revista Espírita também apresenta estudos sobre fenômenos de caráter coletivo, entre eles os episódios de Morzine, examinados por Allan Kardec em 1862 e 1863.

Esses relatos podem ser utilizados como material histórico para discutir a influência recíproca entre indivíduos e grupos, bem como a necessidade de analisar cuidadosamente fenômenos que envolvem comportamentos coletivos.

Entretanto, é importante não extrapolar o conteúdo desses estudos.

Não seria metodologicamente correto afirmar, sem maiores demonstrações, que toda crise social, epidemia psicológica ou onda de comportamento coletivo seja causada por obsessão espiritual. Fenômenos dessa natureza podem envolver fatores médicos, psicológicos, culturais, sociais e ambientais, que precisam ser examinados segundo métodos apropriados.

O interesse espírita está em considerar também a dimensão espiritual quando houver fundamentos para isso, sem substituir a investigação científica nem transformar uma hipótese em certeza.

A lição mais ampla permanece válida: indivíduos influenciam grupos, e grupos também influenciam indivíduos.

Quando uma comunidade normaliza a violência, a intolerância ou a desinformação, essas práticas podem adquirir força coletiva. Quando promove educação, diálogo e solidariedade, pode criar condições favoráveis ao equilíbrio.

O fenômeno coletivo não elimina a responsabilidade individual. Ele torna essa responsabilidade ainda mais evidente.

14. Cidadania: sair da posição de espectador

A cidadania não se limita ao exercício de direitos políticos ou ao cumprimento de obrigações legais. Também envolve a maneira como cada pessoa participa da vida comum.

Ser cidadão é reconhecer que o espaço público não pertence apenas às autoridades. Ele é construído diariamente por todos.

A cidadania aparece quando:

  • respeitamos filas e espaços compartilhados;
  • preservamos bens públicos;
  • cumprimos compromissos;
  • não oferecemos vantagens indevidas;
  • respeitamos opiniões diferentes;
  • buscamos informações antes de formar julgamentos;
  • participamos de decisões que nos dizem respeito;
  • cobramos responsabilidades sem abandonar as nossas;
  • ajudamos a construir soluções possíveis.

O cidadão consciente não precisa concordar com tudo nem aceitar passivamente erros institucionais. Pode criticar, questionar, denunciar e exigir mudanças.

A diferença está em fazê-lo com responsabilidade, honestidade e disposição para contribuir.

Criticar a corrupção enquanto se procura obter vantagens ilegítimas é incoerente. Condenar a violência enquanto se estimula a humilhação de adversários também. Exigir respeito enquanto se espalham ofensas revela uma contradição que enfraquece o próprio argumento.

A verdadeira cidadania começa quando deixamos de considerar os outros os únicos responsáveis pelo estado do mundo.

15. A caridade como participação social

A máxima “Fora da caridade não há salvação”, apresentada no capítulo XV de O Evangelho segundo o Espiritismo, pode ser compreendida para além da assistência ocasional.

A caridade envolve benevolência, indulgência e solidariedade para com todos. Ela não se limita a doar recursos materiais, embora essa prática possa ser necessária e valiosa.

Também se expressa por:

  • respeito;
  • paciência;
  • auxílio;
  • educação;
  • compreensão;
  • honestidade;
  • disposição para perdoar;
  • compromisso com o bem comum;
  • recusa em alimentar o sofrimento alheio.

Nesse sentido, a caridade possui uma dimensão social inevitável.

Ninguém vive apenas para si mesmo. Cada pessoa participa de uma rede de relações na qual suas ações podem aliviar ou agravar dificuldades.

A caridade não exige que abandonemos a razão ou que concordemos com comportamentos prejudiciais. Ela permite discordar sem odiar, corrigir sem humilhar e responsabilizar sem desejar a destruição do outro.

A solidariedade mútua é uma das formas pelas quais a unidade contribui para o progresso do todo.

16. A transformação coletiva não dispensa a transformação das estruturas

Defender a responsabilidade individual não significa ignorar os problemas estruturais.

Seria simplista afirmar que basta cada pessoa “melhorar a si mesma” para que todas as injustiças desapareçam. A sociedade possui instituições, sistemas econômicos, leis, costumes e relações de poder que também precisam ser analisados e transformados.

Uma pessoa honesta pode encontrar ambientes institucionais que favoreçam a corrupção. Um cidadão solidário pode enfrentar políticas públicas insuficientes. Um profissional ético pode trabalhar em estruturas que dificultam o atendimento adequado à população.

Por isso, a transformação coletiva requer duas dimensões complementares:

  1. mudança moral e comportamental dos indivíduos;
  2. aperfeiçoamento das instituições e das condições sociais.

Uma não substitui a outra.

Indivíduos responsáveis podem construir instituições melhores. Instituições justas também podem favorecer comportamentos mais equilibrados, oferecendo incentivos, proteção e oportunidades para que o bem seja praticado.

A Doutrina Espírita, ao tratar do progresso humano, permite compreender que o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento moral precisam avançar conjuntamente.

O progresso técnico pode ampliar o poder de ação da humanidade. Mas, sem responsabilidade moral, esse poder também pode ampliar a capacidade de causar danos.

Quanto maior a capacidade de influenciar, maior deve ser o cuidado com o uso dessa influência.

17. O que podemos modificar em nossa própria unidade?

A ideia de que a multidão é feita de unidades não deve permanecer como reflexão abstrata. Ela pode transformar-se em um exercício cotidiano de autoanálise.

Podemos perguntar:

Na comunicação

  • Estou compartilhando informações sem verificar?
  • Minha maneira de falar esclarece ou agride?
  • Sei ouvir opiniões diferentes?

No trabalho

  • Cumpro minhas responsabilidades?
  • Minha negligência prejudica outras pessoas?
  • Utilizo meus conhecimentos para colaborar ou para manipular?

Na família

  • Sou mais exigente com os outros do que comigo?
  • Tenho disposição para reconhecer meus erros?
  • Contribuo para um ambiente de diálogo?

Na vida social

  • Respeito pessoas que pensam de maneira diferente?
  • Participo apenas para reclamar ou também procuro colaborar?
  • Faço o bem dentro das minhas possibilidades?

Na vida interior

  • Alimento ressentimento, orgulho e indiferença?
  • Tenho consciência de que meus pensamentos influenciam minhas atitudes?
  • Estou esperando que o mundo mude sem modificar meus próprios hábitos?

Essas perguntas não devem ser utilizadas para produzir culpa improdutiva. Seu objetivo é estimular a responsabilidade consciente.

A transformação moral não acontece de uma só vez. Ela resulta de esforços repetidos, correções, aprendizados e recomeços.

Cada melhoria sincera modifica a unidade. E cada unidade modificada pode contribuir para modificar o conjunto.

REFLEXÃO FINAL

A multidão é feita de unidades.

A sociedade é formada por pessoas. O ambiente coletivo é influenciado por pensamentos, escolhas, hábitos e atitudes que se repetem nas relações humanas.

Por isso, quando uma pessoa modifica sua maneira de agir, alguma parcela do todo também se transforma.

Essa mudança pode parecer pequena. Um gesto de honestidade talvez não elimine a corrupção. Uma palavra respeitosa talvez não encerre uma disputa. Uma informação verificada talvez não corrija toda a desinformação existente. Uma atitude solidária talvez não resolva determinada desigualdade.

Mas cada uma dessas ações contribui para o ambiente em que outras pessoas vivem e escolhem.

O contrário também é verdadeiro. A mentira repetida, a indiferença justificada, a agressividade compartilhada e a omissão consciente podem fortalecer problemas que depois criticamos como se não tivéssemos qualquer participação neles.

A Doutrina Espírita ensina que a vida social é instrumento de progresso, que os indivíduos se auxiliam mutuamente e que cada pessoa deve fazer o bem dentro de suas possibilidades.

A questão 642 de O Livro dos Espíritos recorda que não basta evitar o mal quando está ao nosso alcance praticar o bem. A questão 913 aponta o egoísmo como obstáculo fundamental. A Lei de Sociedade mostra que precisamos uns dos outros. E o princípio da caridade amplia a responsabilidade para além dos interesses particulares.

Tudo isso conduz a uma conclusão simples, mas exigente: não precisamos transformar o mundo inteiro para começar a contribuir com sua transformação.

Podemos começar pela maneira como pensamos, falamos, trabalhamos, convivemos, votamos, consumimos informações, tratamos os diferentes e respondemos às necessidades que encontramos.

A verdadeira cidadania não nasce da espera passiva por pessoas perfeitas ou governantes infalíveis. Ela começa quando cada indivíduo reconhece que também participa da construção da realidade que deseja modificar.

A mudança coletiva precisa de leis, instituições, conhecimento e organização. Mas precisa igualmente de pessoas dispostas a sustentar esses avanços por meio de atitudes coerentes.

A multidão é feita de unidades.

E a pergunta que permanece para cada um de nós é:

Que tipo de unidade estou sendo na construção do mundo que desejo encontrar?

REFERÊNCIAS

1. Obras Fundamentais da Codificação Espírita

  • KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Parte terceira — Leis Morais, especialmente:
    • capítulo VII — Lei de Sociedade, questões 766 a 775;
    • capítulo VIII — Lei do Progresso, questões 776 a 785;
    • questão 788 — Marcha do progresso dos povos;
    • questão 642 — O bem e o mal;
    • questão 768 — Necessidade da vida social;
    • questão 779 — Influência dos Espíritos mais adiantados sobre o progresso dos outros;
    • questão 913 — O egoísmo como vício radical.
  • KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. Capítulo XV — Fora da caridade não há salvação.

2. Obras Complementares Históricas

  • KARDEC, Allan. Revista Espírita — Jornal de Estudos Psicológicos. Paris:
    • dezembro de 1864 — “A comunhão de pensamentos”;
    • 1862–1863 — estudos sobre os fenômenos de Morzine.

3. Fontes Externas Utilizadas

  • UNITED NATIONS, Department of Economic and Social Affairs. World Social Report 2025: A New Policy Consensus to Accelerate Social Progress. New York: United Nations, 2025.
  • BRASIL. Senado Federal. DataSenado. Panorama Político 2024 — Notícias falsas e democracia. Brasília, 2024.
  • OECD. Survey on Drivers of Trust in Public Institutions 2025: Brazil Results. Paris: OECD Publishing, 2026.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A MULTIDÃO É FEITA DE UNIDADES - A Era do Espírito - Responsabilidade individual, solidariedade e transformação coletiva à luz do pensamento...