Introdução
A humanidade atravessa, em pleno século XXI, um período marcado por
conflitos políticos, polarizações sociais, desconfiança nas instituições,
desinformação, desigualdades, insegurança econômica e crescente preocupação com
a saúde mental.
Não se trata de afirmar que vivemos necessariamente em uma época pior
que todas as anteriores. A História mostra que guerras, perseguições,
escravidão, intolerância religiosa, desigualdades extremas e outras formas de
violência acompanharam a trajetória humana por muitos séculos. O que parece
particularmente característico do presente é a combinação entre antigos
problemas morais e uma capacidade tecnológica inédita de ampliar sua
velocidade, alcance e repercussão.
O Global Risks Report 2026, elaborado a partir da percepção de
mais de 1.300 especialistas, identifica entre os principais riscos para os
próximos anos a confrontação geoeconômica, a desinformação e a polarização
social. O mesmo relatório observa que a polarização social está relacionada à
perda de confiança, à fragmentação do espaço público e à dificuldade crescente
de distinguir informação verdadeira de conteúdos manipulados.
No campo da saúde mental, a Organização Mundial da Saúde informa que
mais de um bilhão de pessoas vivem atualmente com algum transtorno mental. Em
dados específicos, os transtornos de ansiedade atingiam cerca de 359 milhões de
pessoas em 2021, enquanto estimativas mais recentes apontam crescimento
expressivo dos casos de depressão. Esses dados não permitem atribuir tais
problemas exclusivamente a uma suposta crise moral; mostram, entretanto, que
sofrimento psicológico, relações sociais e condições de vida constituem
questões humanas de grande dimensão.
Diante desse cenário, surge uma pergunta fundamental:
Estaríamos diante de uma crise moral da humanidade ou apenas de uma
transformação das formas pelas quais antigos problemas humanos se manifestam?
A Doutrina Espírita oferece uma perspectiva particularmente interessante
para essa reflexão. Em vez de procurar a causa exclusivamente nas instituições,
na política, na economia, na tecnologia ou nas circunstâncias exteriores, ela
conduz a investigação para o próprio Espírito humano.
A questão não é simplesmente descobrir quais estruturas estão
funcionando mal, mas compreender por que seres humanos imperfeitos
constroem, mantêm ou modificam estruturas que reproduzem suas próprias
imperfeições.
É nesse ponto que a crise coletiva encontra sua origem na transformação
individual.
PARTE I
— A CRISE MORAL E O DESCOMPASSO DO PROGRESSO
1. Uma crise nova ou antigos problemas com
ferramentas novas?
A sociedade contemporânea dispõe de conhecimentos científicos e recursos
tecnológicos que seriam inimagináveis em outras épocas.
Podemos comunicar-nos instantaneamente com pessoas situadas do outro
lado do planeta, realizar diagnósticos médicos sofisticados, produzir enormes
quantidades de informação, utilizar inteligência artificial, viajar rapidamente
e ampliar significativamente nossa capacidade de intervir sobre a natureza.
Entretanto, o aumento da capacidade intelectual não produz
automaticamente o aperfeiçoamento moral.
Essa distinção encontra formulação direta em O Livro dos Espíritos.
Ao tratar da relação entre progresso intelectual e progresso moral, a
questão 780 esclarece que o progresso moral decorre do intelectual, “mas nem
sempre o segue imediatamente”.
Essa observação ajuda a compreender um aparente paradoxo do nosso tempo:
- sabemos
mais, mas nem sempre compreendemos melhor;
- comunicamo-nos
mais, mas nem sempre dialogamos melhor;
- possuímos
mais recursos, mas nem sempre os utilizamos em benefício coletivo;
- podemos
acessar uma quantidade extraordinária de informações, mas isso não
significa que saibamos discerni-las;
- conseguimos
produzir riqueza em grande escala, mas ainda não eliminamos a pobreza e a
exclusão;
- conhecemos
os efeitos prejudiciais de determinadas condutas, mas frequentemente
continuamos a praticá-las.
O problema, portanto, não parece estar apenas na insuficiência do
conhecimento.
Existe um descompasso entre capacidade intelectual e maturidade moral.
A questão 785 de O Livro dos Espíritos é ainda mais direta ao
identificar o orgulho e o egoísmo como os maiores obstáculos ao progresso
moral. A resposta acrescenta que o próprio progresso intelectual pode,
inicialmente, ampliar a ambição e o gosto pelas riquezas, até que o homem
compreenda que existe uma felicidade superior e mais duradoura àquela
proporcionada pelos bens terrenos.
Essa perspectiva permite compreender melhor muitos conflitos
contemporâneos.
A tecnologia não cria o egoísmo.
A tecnologia oferece ao egoísmo instrumentos mais poderosos.
A comunicação digital não cria necessariamente a intolerância.
Ela pode simplesmente proporcionar à intolerância uma velocidade e um
alcance que anteriormente não existiam.
O poder econômico não cria a ambição.
Pode, porém, ampliar enormemente as consequências de uma ambição sem
limites.
A crise moral, portanto, não começa necessariamente nas ferramentas que
utilizamos, mas na maneira como as utilizamos.
2. Moral, ética e o problema das regras
exteriores
Este estudo levanta uma questão interessante: teria a palavra moral
perdido espaço para o termo ética porque este último parece menos
impositivo?
A questão merece uma distinção.
Não seria correto afirmar que ética seja apenas uma versão suavizada da
moral. Na filosofia contemporânea, os dois termos possuem usos diversos e, em
muitos contextos, são empregados como equivalentes.
O problema aparece quando códigos externos de conduta passam a
substituir a consciência moral.
Uma empresa pode possuir um excelente código de ética e, ainda assim,
seus integrantes podem agir de maneira desonesta quando acreditam que não serão
descobertos.
Uma instituição pode possuir mecanismos sofisticados de controle e
continuar produzindo injustiças.
Uma pessoa pode conhecer perfeitamente as regras e, mesmo assim,
procurar maneiras de contorná-las.
É justamente aqui que a definição apresentada em O Livro dos
Espíritos, questão 629, ganha importância:
“A moral é a regra de bem proceder, isto é, a distinção entre o bem e o
mal. Funda-se na observância da lei de Deus.”
E acrescenta que o homem procede bem quando faz tudo pelo bem de todos,
cumprindo assim a Lei de Deus.
A diferença essencial não está, portanto, na palavra utilizada.
Está na origem da motivação.
Uma pessoa pode fazer o bem:
- porque
teme uma punição;
- porque
deseja preservar sua reputação;
- porque
precisa obedecer a uma regra;
- porque
deseja obter vantagem;
- ou
porque reconhece interiormente o valor do bem.
Somente a última situação representa uma transformação moral efetiva.
A regra exterior pode conter determinado comportamento.
A consciência transformada modifica a própria vontade.
É por isso que substituir a palavra “moral” por “ética”, quando isso
acontece, não resolve por si mesmo problema algum.
Trocar o nome do recipiente não modifica necessariamente o conteúdo.
3. Orgulho e egoísmo: o núcleo do problema
A Doutrina Espírita não atribui a crise moral à falta de inteligência.
Ao contrário, reconhece o extraordinário papel do progresso intelectual.
Mas identifica no orgulho e no egoísmo obstáculos fundamentais ao
progresso moral.
O egoísmo leva o indivíduo a colocar os interesses pessoais acima dos
interesses legítimos dos outros.
O orgulho dificulta o reconhecimento das próprias limitações e alimenta
a tendência de considerar-se superior, mais importante ou mais merecedor.
Juntos, podem produzir comportamentos muito sofisticados.
O indivíduo pode justificar sua agressividade como sinceridade.
Sua intolerância pode ser apresentada como defesa da verdade.
Sua ambição pode ser chamada de competência.
Seu desejo de domínio pode ser apresentado como liderança.
Sua indiferença pode ser racionalizada como pragmatismo.
Sua vingança pode ser apresentada como justiça.
Assim, o problema não está apenas em fazer o mal conscientemente.
Existe também o perigo de convencer-se de que o mal praticado é bem.
É nesse ponto que o autoconhecimento se torna indispensável.
4. A crise coletiva não elimina a
responsabilidade individual
Quando observamos eleições, disputas políticas, polarizações ideológicas
ou conflitos sociais, existe uma tendência natural de localizar o problema
sempre no outro.
O adversário seria intolerante.
O grupo oposto seria egoísta.
A instituição estaria corrompida.
A sociedade estaria doente.
Os governantes seriam os responsáveis.
Os cidadãos seriam as vítimas.
Algumas dessas críticas podem ser justificadas pelos fatos. Entretanto,
do ponto de vista espírita, existe um perigo nessa forma de raciocínio: transformar
a análise da sociedade em instrumento de fuga da análise de nós mesmos.
A sociedade é constituída por indivíduos.
As instituições são dirigidas por indivíduos.
As decisões políticas são tomadas por indivíduos.
As empresas são formadas por indivíduos.
As redes sociais são utilizadas por indivíduos.
Consequentemente, uma sociedade moralmente melhor não pode ser produzida
exclusivamente por reformas externas.
É necessário que os indivíduos que formam essa sociedade também se
transformem.
A Gênese, ao tratar dos períodos de transformação da humanidade,
apresenta a ideia de que as grandes mudanças coletivas correspondem também a
processos de transformação dos indivíduos e das instituições. No capítulo
XVIII, a humanidade é apresentada atravessando uma fase de crescimento,
acompanhada por crises e pela substituição gradual de antigas formas de pensar
e viver.
Isso permite uma leitura muito mais equilibrada da chamada transição
planetária.
A expressão tornou-se comum no movimento espírita contemporâneo, mas não
deve ser tratada como se fosse uma fórmula técnica empregada pela Codificação.
Na obra A Gênese, encontramos, porém, os fundamentos doutrinários
para falar de uma transformação da humanidade e de sua marcha para condições
sociais mais compatíveis com o progresso moral.
O essencial não é prever uma data.
É compreender o mecanismo.
5. Jesus ofereceu o modelo, não uma
transformação automática da humanidade
A permanência da crise moral dois mil anos depois de Jesus pode parecer
uma contradição.
Se seus ensinamentos são tão elevados, por que não produziram uma
transformação definitiva da humanidade?
A resposta está na própria concepção espírita de progresso.
Na questão 625 de O Livro dos Espíritos, Jesus é apresentado como
o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem para servir de guia e modelo.
Modelo, porém, não significa transformação automática.
Um professor pode demonstrar um caminho sem percorrê-lo pelo aluno.
Um médico pode indicar o tratamento sem realizá-lo pelo paciente.
Um mestre pode ensinar a virtude sem retirar do aprendiz o exercício do
livre-arbítrio.
O ensinamento de Jesus permanece porque apresenta princípios morais
capazes de orientar o progresso humano.
Sua eficácia não está em obrigar a humanidade a mudar, mas em
oferecer-lhe um modelo suficientemente elevado para que cada Espírito possa,
livremente, aproximar-se dele.
Por isso, não devemos concluir que o ensinamento de Jesus fracassou.
Talvez seja mais adequado reconhecer que a humanidade ainda está
aprendendo a aplicá-lo.
PARTE II
— DA CRISE COLETIVA À TRANSFORMAÇÃO INDIVIDUAL
6. A lei de Deus está na consciência
Se a crise moral possui dimensão coletiva, onde começa sua superação?
A resposta da Codificação é surpreendentemente simples.
Na questão 621 de O Livro dos Espíritos, encontramos a pergunta:
“Onde está escrita a lei de Deus?”
A resposta:
“Na consciência.”
Isso muda profundamente a perspectiva.
Se a lei de Deus estivesse apenas em códigos externos, bastaria
aperfeiçoar os códigos.
Mas se ela está na consciência, nenhuma legislação será suficiente para
substituir a responsabilidade individual.
As leis humanas são necessárias para organizar a vida social.
A consciência moral, porém, alcança uma dimensão que a legislação não
consegue atingir.
A lei pode impedir alguém de cometer determinado ato.
A consciência desenvolvida faz com que a pessoa deixe de desejar
praticá-lo.
Essa é uma diferença fundamental.
Claro. A modificação ficou muito boa porque desloca o foco da Lei de
Causa e Efeito de uma visão meramente passiva — “receber as consequências do
que fizemos” — para uma compreensão mais ampla da responsabilidade pelo bem
que deixamos de fazer.
Fiz uma revisão de fluidez, precisão e encadeamento, preservando
integralmente essa nova ideia:
7. A Lei de
Causa e Efeito na vida cotidiana
A Lei de Causa e Efeito também precisa ser compreendida com cuidado.
Ela não deve ser reduzida à ideia simplista de que cada acontecimento
desagradável constitui uma espécie de punição enviada por Deus. Na perspectiva
espírita, a justiça divina está relacionada às consequências naturais das
escolhas e ao processo educativo do Espírito.
A questão 642 de O Livro dos Espíritos amplia ainda mais a
compreensão da responsabilidade moral:
“Não; cumpre-lhe fazer o bem no limite de suas forças, porquanto
responderá por todo mal que haja resultado de não haver praticado o bem.”
Essa afirmação merece atenção especial. Ela não estabelece que o
indivíduo seja responsável por todo sofrimento que poderia, em tese, ter
evitado. O critério está naquilo que realmente estava ao seu alcance fazer
e nas consequências que possam resultar de sua omissão.
Assim, a responsabilidade moral possui também uma dimensão ativa. Não se
resume a perguntar:
“Eu fiz algum mal?”
É necessário perguntar também:
“Havia algum bem que eu poderia ter feito e deixei de fazer?”
E, em determinadas circunstâncias, uma terceira pergunta se torna ainda
mais importante:
“O mal que ocorreu teve alguma relação com o bem que eu, podendo
fazê-lo, deixei de realizar?”
Essa perspectiva modifica profundamente a compreensão da vida moral. A
indiferença deixa de ser moralmente neutra quando determinada ação está ao
nosso alcance e sua ausência contribui para um prejuízo.
Por isso, a transformação moral não consiste apenas em controlar nossas
más inclinações ou evitar a prática do mal. Ela exige também desenvolver a
disposição para fazer o bem, dentro dos limites de nossas possibilidades.
A consciência moral amadurece quando passamos de uma postura
simplesmente defensiva — “não fiz o mal” — para uma atitude mais
responsável:
“O que de bom eu poderia ter feito nesta situação?”
Essa pergunta aproxima a responsabilidade individual da Lei de
Justiça, Amor e Caridade e transforma a vida cotidiana em um campo
permanente de exercício moral.
A partir dessa compreensão, fazer o bem deixa de ser apenas uma virtude
desejável e passa a constituir parte essencial da responsabilidade do Espírito
diante da própria consciência.
A responsabilidade moral não se limita ao mal praticado; envolve também
o bem que, estando ao nosso alcance, deixamos de realizar.
8. O autoconhecimento como instrumento de
transformação
É aqui que a questão 919 de O Livro dos Espíritos assume
importância extraordinária.
Perguntados sobre o meio prático mais eficaz para o homem melhorar-se e
resistir à atração do mal, os Espíritos respondem:
“Conhece-te a ti mesmo.”
E, diante da dificuldade de realizar esse conhecimento, apresentam um
método concreto: interrogar a própria consciência ao final de cada dia, revisar
as ações praticadas e verificar se houve falta a algum dever ou motivo legítimo
para que alguém se queixasse de nós.
Esse método é simples, mas não é fácil.
Porque conhecer a si mesmo significa abandonar a posição confortável de
juiz dos outros e assumir a condição de investigador de si próprio.
Podemos transformar a questão 919 em uma prática cotidiana:
Ao final do dia, perguntar:
- Fiz
hoje alguma coisa que condenaria se outra pessoa tivesse feito?
- Fui
injusto com alguém?
- Exagerei
na defesa das minhas próprias opiniões?
- Procurei
compreender antes de julgar?
- Deixei
de fazer algum bem que estava ao meu alcance?
- Minha
reação diante de uma contrariedade revelou orgulho?
- Minha
atitude foi determinada por interesse pessoal?
- Tratei
os outros como gostaria de ser tratado?
- Se
pudesse repetir determinado momento do dia, agiria da mesma maneira?
Essas perguntas possuem uma vantagem importante: não dependem da
fiscalização de ninguém.
O indivíduo começa a tornar-se responsável diante de sua própria
consciência.
9. As resistências internas
Entretanto, o autoconhecimento encontra um adversário poderoso: o
amor-próprio mal compreendido.
A própria questão 919 reconhece essa dificuldade.
O indivíduo pode suavizar suas próprias faltas.
O avarento pode considerar-se apenas prudente.
O orgulhoso pode considerar-se apenas digno.
O intolerante pode considerar-se defensor da verdade.
O autoritário pode acreditar que apenas está exercendo sua
responsabilidade.
O problema é que o Espírito pode construir justificativas muito
convincentes para proteger a própria imagem.
Por isso, o método do Espírito Santo Agostinho apresenta um critério
particularmente interessante: comparar nossa conduta com aquilo que julgaríamos
se a mesma ação fosse praticada por outra pessoa.
Essa inversão é poderosa.
Quando condenamos em alguém aquilo que desculpamos em nós mesmos,
encontramos um sinal de alerta.
O autoconhecimento exige, portanto, honestidade intelectual e
humildade moral.
Não se trata de cultivar culpa.
Trata-se de reconhecer imperfeições para trabalhar sobre elas.
10. O verdadeiro espírita diante da crise
A crise moral coletiva também pode atingir aqueles que estudam o
Espiritismo.
Existe o risco de transformarmos a Doutrina em instrumento de julgamento
dos outros.
Podemos conhecer profundamente a Codificação e continuar dominados por
orgulho, intolerância ou egoísmo.
Podemos falar sobre caridade e não praticá-la.
Podemos defender a fraternidade e alimentar ressentimentos.
Podemos estudar a vida espiritual e permanecer excessivamente presos às
preocupações materiais.
Por isso, O Evangelho segundo o Espiritismo, no capítulo XVII,
item 4, oferece um critério muito mais prático do que qualquer declaração de
identidade:
“Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos
esforços que emprega para domar suas inclinações más.”
Observe-se a palavra esforços.
A Doutrina não exige perfeição imediata.
O critério está no movimento.
A pessoa reconhece uma imperfeição e procura combatê-la.
Cai e procura levantar-se.
Erra e procura reparar.
Percebe uma tendência inferior e trabalha para modificá-la.
Não se considera pronta.
Não utiliza a Doutrina para sentir-se superior.
Não transforma conhecimento em motivo de orgulho.
A verdadeira aprendizagem espírita começa quando o conhecimento passa da
inteligência para a consciência e da consciência para a ação.
11. A transformação individual e a
transformação coletiva
Aqui encontramos a relação entre a chamada “gota no oceano” e o
progresso da humanidade.
É tentador pensar que nosso esforço individual seja insignificante
diante dos grandes problemas do mundo.
Que diferença faria uma pessoa tornar-se mais paciente?
Que diferença faria alguém abandonar um preconceito?
Que diferença faria uma pessoa deixar de alimentar uma discussão inútil
nas redes sociais?
Que diferença faria alguém devolver aquilo que recebeu indevidamente?
Que diferença faria perdoar?
Que diferença faria praticar uma pequena ação de solidariedade?
Isoladamente, talvez pareça pouco.
Mas a sociedade não é uma abstração.
Ela é formada por indivíduos.
Cada transformação individual modifica, ainda que discretamente, o
ambiente no qual essa pessoa vive.
Uma pessoa menos agressiva modifica uma relação.
Uma família mais equilibrada influencia seus membros.
Um trabalhador mais honesto modifica o ambiente profissional.
Um cidadão menos intolerante melhora o diálogo público.
Um educador moralmente comprometido influencia seus alunos.
Um dirigente mais justo modifica uma instituição.
Uma pessoa que deixa de alimentar a desinformação reduz sua circulação.
É assim que o progresso individual se converte gradualmente em progresso
coletivo.
Não por mágica.
Não por uma data predeterminada.
Não por uma intervenção externa que substitua o esforço humano.
Mas pela soma de incontáveis escolhas individuais.
12. O que podemos compreender da atual crise?
A situação contemporânea pode ser observada, portanto, por dois ângulos
complementares.
No plano
exterior, encontramos:
·
polarização política e social;
·
desconfiança institucional;
·
conflitos de interesses;
·
desigualdades persistentes;
·
desinformação;
·
dificuldades econômicas;
·
aceleração tecnológica;
·
sobrecarga informacional;
·
ansiedade e sofrimento psicológico.
Os dados contemporâneos confirmam que esses fenômenos constituem
preocupações reais. O relatório global de riscos de 2026 coloca a polarização
social e a desinformação entre os principais riscos do horizonte próximo,
enquanto a Organização Mundial da Saúde registra a dimensão mundial dos problemas
de saúde mental.
No plano
interior, a Doutrina Espírita chama nossa atenção para:
·
orgulho;
·
egoísmo;
·
apego excessivo aos interesses materiais;
·
dificuldade de autoconhecimento;
·
resistência à mudança;
·
uso inadequado do livre-arbítrio;
·
falta de solidariedade;
·
insuficiência do progresso moral diante do
progresso intelectual.
Os dois planos não precisam ser colocados em oposição.
A análise social mostra como a crise se manifesta.
A análise espírita procura compreender o Espírito que participa da
construção dessa realidade.
13. A regeneração não deve ser transformada em
calendário
A ideia de que a Terra caminha para uma condição de maior regeneração
moral pode oferecer esperança.
Mas essa esperança precisa permanecer racional.
A Codificação não fornece uma data para uma transformação planetária.
Também não autoriza previsões sobre acontecimentos específicos,
catástrofes inevitáveis ou prazos determinados para a mudança da humanidade.
A Gênese descreve a humanidade atravessando um período
de transformação e afirma que as crises podem acompanhar os processos de
crescimento coletivo. Também apresenta a fraternidade como elemento fundamental
de uma nova ordem social e relaciona o progresso da humanidade à transformação
de seus indivíduos.
Portanto, falar em regeneração não deveria significar esperar
passivamente que o mundo mude.
Ao contrário.
Se o mundo é formado por Espíritos em evolução, cada esforço pessoal
de transformação participa desse processo.
A esperança espírita não é uma expectativa passiva.
É uma esperança acompanhada de responsabilidade.
14. O verdadeiro desafio
Talvez a pergunta mais importante não seja:
“Quando a humanidade vai mudar?”
Mas:
“O que estou fazendo para que ela mude?”
É muito fácil observar a crise moral do mundo.
É mais difícil perceber a pequena parcela dela que carregamos dentro de
nós.
É fácil identificar o orgulho dos outros.
É difícil reconhecer o próprio.
É fácil denunciar o egoísmo alheio.
É difícil perceber quando nossas decisões são determinadas
exclusivamente pelos nossos interesses.
É fácil exigir tolerância.
É difícil tolerar quem pensa de maneira diferente.
É fácil falar sobre fraternidade.
É difícil praticá-la quando nossos interesses são contrariados.
É fácil defender a justiça.
É difícil aceitá-la quando somos nós os prejudicados.
É por isso que a questão 919 permanece tão atual.
O conhecimento de si mesmo continua sendo uma das ferramentas mais
concretas para a transformação moral.
REFLEXÃO
FINAL
A crise moral da humanidade não parece ser consequência da falta de
conhecimento.
Temos conhecimento em abundância.
O desafio está em transformar conhecimento em consciência e consciência
em comportamento.
A humanidade aprendeu a dominar muitas forças exteriores, mas ainda luta
para dominar determinadas forças interiores.
Aprendeu a acelerar a comunicação, mas ainda precisa aprender a
dialogar.
Aprendeu a produzir riquezas, mas ainda precisa aprender a distribuí-las
com justiça.
Aprendeu a acumular informação, mas ainda precisa desenvolver
discernimento.
Aprendeu a construir máquinas extraordinariamente complexas, mas ainda
trabalha para compreender e transformar a própria natureza moral.
À luz da Doutrina Espírita, isso não constitui motivo para pessimismo.
O progresso moral é uma lei.
Mas ele não elimina o livre-arbítrio nem dispensa o esforço individual.
A transformação coletiva não acontece separadamente da transformação dos
indivíduos.
Por isso, talvez seja mais produtivo substituir a pergunta “quando
ocorrerá a regeneração da humanidade?” por outra muito mais prática:
“Que pequena parcela da humanidade posso começar a regenerar em mim
mesmo?”
É aí que a grande transformação deixa de ser uma expectativa distante e
passa a ser uma possibilidade concreta.
Uma palavra mais fraterna.
Uma reação menos impulsiva.
Um preconceito abandonado.
Um erro reconhecido.
Um pedido de desculpas.
Um dever cumprido.
Uma injustiça reparada.
Um auxílio oferecido.
Uma opinião reconsiderada.
Um impulso egoísta vencido.
Uma má inclinação domada.
Cada uma dessas atitudes pode parecer pequena.
Mas é justamente assim que o progresso moral se torna realidade: de
consciência em consciência, de escolha em escolha, de indivíduo em indivíduo.
O oceano não cresce por uma única grande gota.
Ele cresce porque as gotas não deixam de chegar.
E talvez seja essa uma das mais importantes contribuições que o
Espiritismo pode oferecer diante das crises do nosso tempo: não a promessa de
um mundo transformado sem esforço, mas a compreensão racional de que a
transformação do mundo começa pela transformação daqueles que o constituem.
Referências
1. Obras Fundamentais da Codificação Espírita
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos.
Questões 115 — origem e progresso do Espírito;
621 — a Lei de Deus na consciência;
625 — Jesus como guia e modelo;
629 — definição de moral;
642 — necessidade de fazer o bem;
737 a 741 — flagelos destruidores e suas consequências;
766 a 775 — Lei de Sociedade;
780 — relação entre progresso intelectual e moral;
785 — orgulho e egoísmo como obstáculos ao progresso moral;
799 — contribuição do Espiritismo para o progresso;
913 — egoísmo como vício radical;
918 — caracteres do homem de bem;
919 — conhecimento de si mesmo e exame da consciência.
KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo.
Cap. XVII — “Sede perfeitos”, especialmente itens 3 e 4, sobre o homem de bem e
os bons espíritas;
Cap. XI — “Amar o próximo como a si mesmo”;
Cap. XV — “Fora da caridade não há salvação”.
KARDEC, Allan. A Gênese, os milagres e as predições
segundo o Espiritismo.
Cap. XVIII — “São chegados os tempos”, especialmente os itens referentes à
transformação da humanidade, ao progresso e à regeneração dos mundos.
2. Obras complementares de Allan Kardec
Não foram utilizadas obras complementares de Allan Kardec além das
relacionadas acima.
3. Obras Complementares Históricas
KARDEC, Allan. Revista Espírita — Jornal de Estudos
Psicológicos, 1858–1869.
Foram considerados, particularmente, os estudos e instruções relacionados ao
progresso moral, às transformações da humanidade, ao orgulho, ao egoísmo, às
resistências humanas diante do progresso e ao período de transformação social.
4. Obras Subsidiárias
Não foram utilizadas obras subsidiárias como fundamento doutrinário.
5. Passagens bíblicas
Mateus 22:37–40 — amor a Deus e ao próximo como síntese dos
mandamentos.
Mateus 5:43–48 — amor aos inimigos e superação da reciprocidade
limitada.
Lucas 6:31 — princípio de tratar os outros como gostaríamos de ser
tratados.
6. Fontes Externas Utilizadas
WORLD ECONOMIC FORUM. The Global Risks Report 2026. Geneva,
2026. Relatório utilizado exclusivamente para contextualizar o cenário
contemporâneo de polarização social, desinformação, perda de confiança e riscos
globais. (World Economic Forum)
WORLD HEALTH ORGANIZATION. World mental health today: latest data.
Geneva, 2025. Utilizado para contextualizar a dimensão contemporânea dos
transtornos mentais e das necessidades globais de saúde mental. (Organização Mundial
da Saúde)
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Anxiety disorders. Geneva, atualização
de 8 set. 2025. Utilizado para os dados contemporâneos sobre transtornos de
ansiedade. (Organização Mundial da Saúde)
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Mental disorders / Depression. Dados
atualizados utilizados para contextualizar a prevalência contemporânea da
depressão. (Organização Mundial da Saúde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário