Uma análise à luz da Codificação Espírita
O Espiritismo, conforme os ensinamentos de Allan Kardec, oferece uma explicação clara e racional sobre a constituição do ser humano, considerando sua natureza espiritual e sua relação com os mundos material e invisível. Para compreendê-la plenamente, é essencial distinguir três conceitos fundamentais: alma, Espírito e homem.
🔹 A alma: o Princípio Inteligente
em Ação
Na questão 23 de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec define o espírito (com “e” minúsculo) como o princípio inteligente do Universo, criado simples e ignorante, destinado a evoluir rumo à perfeição. Quando esse princípio inteligente atinge a individualidade e se manifesta por meio de um corpo semimaterial (o perispírito), ele passa a ser denominado Espírito (com “E” maiúsculo).
Assim, a alma é o princípio inteligente em sua essência, sendo apropriado reservar esse termo para se referir ao núcleo consciente e moral do ser. Kardec observa, em nota no capítulo II de O que é o Espiritismo, que seria mais exato empregar a palavra alma para designar o princípio inteligente, e a palavra Espírito para o ser semimaterial, composto pela alma unida ao perispírito:
“A alma é, assim, um ser simples; o Espírito, um ser duplo e o homem, um ser triplo.” (O que é o Espiritismo, Cap. II, item “Dos Espíritos”)
Todavia, como não se pode conceber o princípio inteligente separado do perispírito — pois este é o meio de sua expressão — as palavras alma e Espírito são, frequentemente, usadas de forma intercambiável. Kardec reconhece essa imprecisão no uso comum, mas ressalta a importância da distinção filosófica para uma melhor compreensão da natureza espiritual.
🔹 O Espírito: o Ser Espiritual Completo
O Espírito, portanto, é o ser espiritual completo, formado pela união do princípio inteligente (alma) com o perispírito, um envoltório fluídico extraído do fluido universal. Ele conserva sua individualidade, memória e caráter, mesmo após a morte do corpo físico (O Livro dos Médiuns, cap. I).
Esse ser duplo (alma + perispírito) habita o mundo espiritual e atua sobre a matéria por meio do perispírito, instrumento de manifestação e interação com os fluidos e os encarnados.
Composição do Espírito:
- alma –
princípio inteligente, centro da consciência e identidade moral;
- perispírito – corpo fluídico semimaterial, veículo de expressão e percepção no plano espiritual.
🔹 O Homem: o Espírito Encarnado
Quando o Espírito se une a um corpo físico, temos o ser humano, o homem encarnado, que é um ser triplo:
- corpo físico –
instrumento de atuação no mundo material;
- perispírito –
mediador entre a alma e o corpo, por onde circulam sensações e comandos da
vontade;
- alma – o princípio inteligente, sede da consciência e da responsabilidade moral.
Essa composição permite compreender os fenômenos da vida, da morte, da mediunidade, do sofrimento e da evolução. O corpo é transitório; o espírito é imortal.
🔹 Análise da Nota de Kardec (O que é o Espiritismo)
Na obra O que é o Espiritismo, Kardec adverte que, embora os termos alma e Espírito sejam usados comumente como sinônimos, existe uma distinção fundamental: a alma é o princípio inteligente e o Espírito é esse mesmo princípio unido ao perispírito. É uma diferenciação importante, porque revela os diferentes estados de existência do mesmo ser espiritual.
Kardec compara essa confusão com o modo como dizemos que uma vila é povoada por “tantas almas”, quando nos referimos às pessoas que a habitam. Trata-se de um uso de figuras de linguagem: a parte pelo todo. Porém, filosoficamente, é necessário separar os conceitos para entender a natureza do ser em suas diversas fases: alma (núcleo), Espírito (ser espiritual), homem (ser encarnado).
Essa distinção é reafirmada em outras obras da Codificação, como em A Gênese (cap. XI, item 10), onde se afirma que o Espírito se liga ao corpo por meio do perispírito, que é o veículo das sensações. Em O Livro dos Médiuns (cap. I, item 55), o perispírito é descrito como o intermediário indispensável entre a alma e o corpo.
🔹 Fundamentação Doutrinária
Com base nas obras da Codificação Espírita, podemos resumir os seguintes pontos fundamentais:
- O princípio
inteligente é a alma, em seu estado mais simples e essencial.
- Quando
revestido do perispírito, torna-se o Espírito, ser que habita o
plano espiritual.
- Quando
unido a um corpo físico, o Espírito encarnado é chamado homem.
- O
perispírito é o elo indispensável entre o Espírito e a matéria,
permitindo a manifestação da alma nos dois planos da vida.
- A
alma é imortal, responsável por seu próprio progresso moral e
intelectual.
🔹 Quadro Resumo
Termo |
Composição |
Natureza |
alma
ou espírito |
Princípio
inteligente |
Ser
simples, imortal, individualizado |
Espírito |
alma
+ perispírito |
Ser
duplo, habitante do mundo espiritual |
Homem |
Corpo
físico + perispírito + alma |
Ser
triplo, atuante no mundo material |
Considerações Finais
A tríplice constituição do ser humano revelada pelo Espiritismo amplia a compreensão da vida, da morte e da evolução do ser. Através dessa visão clara e coerente:
- Entendemos
que somos Espíritos imortais, em jornada de aperfeiçoamento;
- Reconhecemos
que o corpo é apenas um instrumento temporário da alma;
- Compreendemos
que o sofrimento, as provas e as alegrias têm função educativa;
- Percebemos
o sentido espiritual da existência, baseado na lei do progresso.
A alma é o núcleo eterno; o perispírito é seu corpo espiritual; o corpo físico, sua vestimenta transitória. Essa estrutura permite ao Espírito evoluir, passando sucessivamente pelo mundo material e espiritual, até atingir sua destinação divina.
📚 Referências Doutrinárias
KARDEC, Allan. O que é o Espiritismo. Capítulo II, “Noções Elementares de Espiritismo – Dos Espíritos”, nota.KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Questões 23, 76, 134, 135, 141, 186, 257.
KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. Capítulo I – “Do Maravilhoso e do Sobrenatural”; Capítulo II – “Do Mundo Invisível”.
KARDEC, Allan. A Gênese. Capítulo XI – “Os Fluidos”.
KARDEC, Allan. Revista Espírita. Diversos artigos sobre perispírito e constituição do ser.
KARDEC, Allan. O Céu e o Inferno. 1ª Parte, cap. II – “Temor da Morte”.
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