sexta-feira, 25 de julho de 2025

 

AS EXPERIÊNCIAS DE QUASE-MORTE (EQMS) 
À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA
Uma janela para a imortalidade 
e a transformação espiritual
- A Era do Espírito -

Você já ouviu falar de alguém que esteve entre a vida e a morte e voltou transformado?

Essas experiências, conhecidas como EQMs, despertam profundas reflexões sobre a continuidade da vida. O Espiritismo nos oferece uma interpretação consoladora e racional desses fenômenos, revelando que a morte não é o fim, mas o recomeço.

O que são as EQMs?

As Experiências de Quase-Morte (EQMs) são vivências relatadas por pessoas que estiveram em estado clínico de morte ou muito próximas dela, e que retornaram à vida com lembranças marcantes: sensação de flutuar fora do corpo, encontro com uma luz acolhedora, contato com entes queridos desencarnados, revisão da vida, entre outras percepções que transcendem os sentidos físicos.

Para a Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec, essas experiências não são alucinações ou meros fenômenos neurológicos, mas expressões autênticas da imortalidade da alma e da existência de uma realidade espiritual que nos envolve.

O método espírita e o estudo das EQMs

Em obras como O Livro dos Espíritos e A Gênese, Allan Kardec estabeleceu os fundamentos do método espírita, que se apoia na observação rigorosa dos fatos, na comparação de relatos, na análise crítica e no controle universal do ensino dos Espíritos. Dentro dessa abordagem, os inúmeros testemunhos de EQMs — com elementos recorrentes em diversas culturas e épocas — tornam-se valiosas fontes de estudo sobre a natureza espiritual do ser humano.

Corpo, perispírito e espírito: a dissociação temporária

Segundo o Espiritismo, o ser humano é composto por:

- corpo físico, instrumento de manifestação no mundo material;

- perispírito, envoltório semimaterial que liga o espírito ao corpo;

- espírito, o ser inteligente e imortal.

Durante uma EQM, ocorre uma dissociação temporária entre corpo e espírito, permitindo que a consciência do indivíduo atue fora dos limites físicos. Esse fenômeno é compatível com o que Kardec denominou emancipação da alma, conforme descrito em O Livro dos Médiuns.

Ampliação da consciência e paz profunda

Relatos de EQMs frequentemente apontam uma percepção ampliada do ambiente, ausência de dor, lucidez extrema e uma sensação indescritível de paz, liberdade e acolhimento. Essas vivências refletem a libertação momentânea do espírito das limitações do corpo, em consonância com os ensinamentos espíritas sobre a leveza da passagem para o plano espiritual, especialmente entre aqueles que vivem com equilíbrio e retidão.

A luz no fim do túnel: símbolo da transição espiritual

A imagem de um túnel seguido de uma luz intensa e acolhedora é uma constante nos relatos de EQMs. À luz da Doutrina Espírita, essa vivência simboliza a transição vibratória do espírito entre o plano físico e o espiritual. A luz pode representar a presença de Espíritos iluminados, a proximidade com o amor divino ou a entrada em esferas mais sutis da vida espiritual.

Encontros com entes queridos desencarnados

Outro aspecto comum das EQMs é o reencontro com familiares e amigos já desencarnados. Esses encontros são coerentes com os princípios espíritas, que afirmam que os laços de afeto não se rompem com a morte do corpo. Conforme exposto em O Céu e o Inferno, os Espíritos permanecem conscientes, amorosos e muitas vezes acolhem aqueles que retornam ao mundo espiritual.

Reflexão moral e aprendizado espiritual

Durante a EQM, muitas pessoas relatam a revisão de momentos significativos de sua vida, como se estivessem diante de um espelho moral. Não se trata de um julgamento imposto de fora, mas de uma profunda autoavaliação do espírito. Esse processo está diretamente ligado à lei de causa e efeito, que rege a justiça divina segundo o Espiritismo, mostrando que cada ação tem sua consequência e que a consciência é a principal testemunha da própria trajetória.

Retorno à vida e mudança de valores

Muitos que retornam de uma EQM relatam transformações profundas em seus valores, atitudes e propósitos. Passam a viver com mais gratidão, desapego das questões materiais e desejo de servir ao próximo. Sob a ótica espírita, esse retorno pode ser uma nova oportunidade concedida pela Providência Divina para o cumprimento de tarefas evolutivas e o aperfeiçoamento do ser.

Um convite à transformação íntima

As EQMs revelam que a realidade espiritual nos cerca constantemente e nos convida à transformação íntima. Muito além de fenômenos extraordinários, esses relatos nos impulsionam a refletir sobre o verdadeiro sentido da vida. A Doutrina Espírita ensina que o progresso do espírito depende de sua elevação moral, alcançada por meio do cultivo de virtudes como a humildade, a caridade, o perdão e o amor ao próximo.

Consolo e esperança diante da morte

Saber que a vida continua além do túmulo, e que somos acolhidos com amor e compreensão no plano espiritual, traz imenso consolo a quem sofre com o luto e esperança àqueles que temem a morte. As EQMs, iluminadas pelo conhecimento espírita, reafirmam que a morte é apenas uma passagem — e não um fim — na longa jornada evolutiva do espírito.

Considerações finais

As Experiências de Quase-Morte, compreendidas à luz da Doutrina Espírita, são legítimas manifestações da continuidade da vida espiritual. Reafirmam os princípios da imortalidade da alma, da comunicabilidade entre os dois planos da existência e da reencarnação como instrumento de justiça e progresso. Mais do que provas filosóficas ou científicas, elas nos convocam a viver com mais consciência, responsabilidade e amor.

“O conhecimento da vida futura dá ao homem uma força moral que lhe falta muitas vezes; ele modifica profundamente o seu modo de ver as coisas da vida terrestre.” (Allan Kardec – O Céu e o Inferno, Segunda Parte, cap. II)

Referências doutrinárias
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. FEB.
KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. FEB.
KARDEC, Allan. O Céu e o Inferno. FEB.
KARDEC, Allan. A Gênese. FEB.
KARDEC, Allan.Revista Espírita (diversos números sobre manifestações espirituais, desprendimento e visões da alma).
DENIS, Léon. O Problema do Ser, do Destino e da Dor.
BOZZANO, Ernesto. A Crise da Morte.
FLAMMARION, Camille. A Morte e o Seu Mistério.

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